quinta-feira, 18 de junho de 2020

Artigos, capítulos e livros publicados

Artigos Publicados




Revista Insignare Scientia, v. 03, n.01, 2020


Título do Artigo

Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental


Autoras
  • Josiana Rita Bazana
    Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi
  • Mirian Marciane Barth
    Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Reitoria
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
    Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi
  • Taniamara Vizzotto Chaves
    Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja
  • Marcele Homrich Ravasio
    Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santo Ângelo
Resumo
Este artigo é resultado de uma atividade proposta na disciplina de Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O estudo, que tem abordagem qualitativa, foi realizado a partir da observação de uma aula de um Curso de Licenciatura em Química, realizada no laboratório de química. As análises e reflexões sobre a observação abordaram a forma como as atividades experimentais foram realizadas, indicando a importância de se discutir o enfoque pedagógico da experimentação nos cursos de formação de professores, considerando a necessidade de problematização e contextualização de tais atividades. A observação revelou a existência de uma dicotomia entre teoria e prática, tendo em vista que os experimentos realizados se apoiavam na comprovação da teoria por meio da prática. Esta dicotomia também é identificada na matriz curricular do curso, que separa as disciplinas entre teóricas e experimentais. Este estudo abordou ainda os paradigmas educacionais associados a prática educativa observada, sendo estes o paradigma tradicional e o paradigma da complexidade ou emergente. Espera-se que esta pesquisa instigue os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas educativas, superando a mera transmissão do conhecimento, com o intuito de formar profissionais críticos e autônomos.

Palavras chave
Experimentação, Formação de Professores, Paradigma Educacional

Link para acesso ao texto






Revista Insignare Scientia, v. 02, n.04, 2020


Título do Artigo

O Pibid como espaço de construção de saberes docentes em um curso de Licenciatura em Física


Autoras
  • Alana Pereira GimenezInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Taniamara Vizzotto Chaves
    Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja

Resumo
Este trabalho relata uma pesquisa que teve como objetivo investigar os reflexos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação de professores de Física de um Instituto Federal de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. O Pibid é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a Educação Básica. A pesquisa foi realizada com um grupo de acadêmicos e egressos do Curso de Licenciatura em Física. O instrumento de coleta de informações foi um questionário composto por perguntas abertas e contemplou questões relativas às principais contribuições e aprendizagens do Pibid para a formação inicial e o desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos na pesquisa. A análise dos questionários foi realizada a luz da teoria dos saberes docentes de Tardif (2002, 2007, 2012, 2014) e de outros teóricos do campo educacional. Constatou-se que o Pibid tem se constituído como um elemento fundamental para formação docente, na área de física, pois possibilita o exercício da profissão e a inserção no contexto educacional antes mesmo do efetivo ingresso na carreira docente, permitindo assim, ampliar a concepção dos acadêmicos sobre a identidade profissional do professor.

Palavras Chave
Pibid, Formação de professores de física, Saberes docentes

Link para acesso ao texto