quinta-feira, 18 de junho de 2020

Eventos organizados pelo grupo

I Fórum Regional de Educação Profissional e Tecnológica - 2018

O I Fórum Regional de Educação Profissional e Tecnológica no espaço da cultura missioneira  aconteceu entre os dias 07 e 08 de novembro de 2018 no campus do IFFar em São Borja. O evento foi desenvolvido paralelamente ao 3 Festival Internacional da Cozinha Missioneira realizado pelo Curso de Gastronomia do IFFar e contou também como o apoio do Curso de Mestrado Profissional em Educação profissional e tecnológico – PROFEPT – Polo de Jaguari/RS.

 O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Emancipação sem Fronteira- formação inicial e continuada de professores e teve como objetivo refletir sobre aspectos relacionados à Educação Profissional e Tecnológica que envolve as Redes Estadual e Federal de Ensino na região das missões.

O público alvo do evento foram Docentes que atuam nas Redes Municipal, Estadual e Federal de Ensino, Acadêmicos de Cursos de Licenciaturas e Pós-graduandos de Especialização e Mestrado na área de Educação Profissional e Tecnológica.

As atividades do evento constituíram-se de três palestras, uma mesa de debates e de um GT com apresentação de trabalhos. As atividades desenvolvidas procuraram explorar as perspectivas e o contexto atual para a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional no Brasil.

A mesa de debates constituiu-se de uma troca de experiências reflexões com vistas a aproximações entre as Redes Estadual de Ensino e Federal de Ensino com o foco na Educação Profissional.

O GT – Educação Profissional e Tecnológica teve apresentação de dez trabalhos oriundos de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão desenvolvidos em São Borja e na região das missões. Os trabalhos apresentam relação a Educação Profissional e a Formação de Professores no espaço dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
  
Como resultados do primeiro fórum e as discussões realizadas pode-se apontar duas grandes demandas relacionadas a necessidade de aproximação entre as diferentes redes de ensino.

A primeira demanda refere a organização e ao funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, no espaço das missões. Neste sentido, foi proposto a criação de um fórum regional de Educação de Jovens e Adultos no espaço das missões e também a possibilidade de realização em São Borja no ano de 2019 do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos.

A segunda demanda refere-se a organização e ao funcionamento de Cursos de Educação Profissional Técnica. Neste sentido, foi proposto a criação de um fórum regional de Escolas de Educação Profissional no espaço das missões no sentido de desenvolverem-se projetos colaborativos entre as diversas escolas e redes de ensino.

Fotos do Evento




















II FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA e I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESPAÇO DA CULTURA MISSIONEIRA- 2019


O II Fórum Regional de Educação Profissional e Tecnológica no espaço das missões teve como objetivo promover um espaço de formação  a fim de agregar professores que atuam na educação básica, licenciandos em processo de formação inicial e alunos de pós-graduação com a perspectiva de aprofundar discussões relativas a Educação Profissional, a Educação de Jovens e Adultos e a Formação de Professores no espaço das Missões e Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. 

O Evento foi desenvolvido nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, por meio de palestras, minicursos e oficinas, mesas de debates e grupos de discussões. 

Neste sentido, as experiências e as reflexões foram partilhadas a fim de aprofundar os conhecimentos dos professores que atuam na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos por meio de coletivos e redes de ensino, promovendo a atualização curricular e a melhoria das relações e propostas de trabalho no contexto destas redes. 

O evento realizado no  IFFar – Campus de São Borja, teve duração de 20 horas e abrangeu a três Coordenadorias de Ensino localizadas na Fronteira Oeste e Missões do Estado do RS, quais sejam:  10 CRE – Uruguaiana, 32 CRE – São Luiz Gonzaga e 35 CRE – São Borja. Com isso, teve-se um total de 23 municípios envolvidos.